Transcrição do texto:
«DE GUIMARÃES A FAFE
Inauguração da nova linha
férrea
Com desusado brilho, foi
inaugurada no dia 21 de Junho esta nova linha, situada numa das regiões mais
pittorescas e alcantiladas do Minho.
Pertence este novo troço, de
cerca de 22 Kilometros, á Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães e
constitue o prolongamento natural da sua rede.
Sae esta nova linha da
estação de Guimarães agarrando-se ao magestoso monte da Penha, encimado com a
estatua de Pio IX e um pittoresco hotel, e, durante quatro kilometros, sempre
subindo, vae-nos mostrando soberbos panoramas que se estendem desde a cidade de
Guimarães até ás alturas do Sameiro.
Rodeado um contraforte do
monte da Penha, entra-se então no extensíssimo valle de S. Torquato.
E’ deslumbrante o panorama
que a vista alcança; admiram-se no fundo do valle, que vamos percorrendo, os
campos viçosos cercados pelas pittorescas arvores de vinho, o vinho d’enforcado.
Ao longe admira-se a massa
imponente do sactuario de S. Torquato, que todos os annos dá origem a uma
romaria das mais concorridas do Minho.
Ao longe, no ultimo plano,
meio esfumadas, mas imponentes, erguem-se as cumiadas do Gerez.
Passamos outro tunnel e
entramos na estação de Paçô, situada no ponto mais alto do traçado, a 150
metros de desnível da estação de Guimarães.
A algumas centenas de metros
fica situado o solar do sr. Conde de Paçô Vieira, em privilegiada situação.
D’este ponto começa a linha
a descer n’outro extenso e formoso valle, o de Fareja.
E’ a secção mais difficil e
trabalhosa do traçado. Em alguns kilometros accumulam-se enoemes trincheiras e
aterros. Há n’essa secção pontos de
vista deslumbrantes, especialmente no logar do Sevello, em que foi modificado o
traçado primitivo, supprimindo-se um tunnel. Perde-se a vista desde as alturas
da Penha até ás cumiadas de Lixa. Encontra-se a pequenina estação de Fareja
perdida na montanha e passados instantes atravessamos uma sólida ponte de pedra
situada sobre o pittoresco rio Sousa, que faria o enlevo dos pintores
paizagistas. Começa a ultima subida, mais suave, para Fafe, aonde chegamos
deixando á nossa direita a importante povoação de Cepães. Pouco antes de entrar
em Fafe outro extenso panorama se desenrola á vista, desde as immediações da
Póvoa de Lanhoso até Fafe.
Deve-se a remoção das
dificuldades da construção d’esta linha ao sr. Conde de Paçô Vieira, quando
ministro.
A construcção foi dirigida
pelo sr. Engenheiro Francisco Ferreitra de Lima, que reviu o traçado supprimindo
obras de arte importantes, como dois tunneis, e fazendo importantes economias.»
In Illustração Portugueza, nº 76, Lisboa, 5 de Agosto de 1907